CENTRAL DE RESERVAS:

Ligue: (61) 9818-2155
ou
Envie um e-mail aqui






Suçuarana nas
Asas da TAM
Suçuarana nas asas da TAM

Consumo Consciente - ABETA

   Expedição Jalapada Dia a Dia
   (Brasília+Chapada dos Veadeiros + Jalapão)

Uma aventura no coração do Brasil, em um roteiro que contempla cultura e natureza com cachoeiras, cavernas e verdadeiros oásis. Cenários que você nunca imaginou.

A aventura começa em Brasília rumo a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a 230 km da capital. Geologicamente um dos lugares mais antigos da Terra. Paisagens belíssimas, cachoeiras de água cristalina e passeios inesquecíveis no ponto mais alto do Brasil Central, onde nascem os rios que formam as principais bacias do continente sul-americano. Do ponto mais alto ao mais baixo, desceremos para às cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca, que possui um dos maiores complexos de grutas de calcário das Américas. Um mergulho no cenário de catedrais subterrâneas de extrema beleza. De lá para o Jalapão, a fronteira norte do cerrado, um lugar surpreendente de beleza ímpar com dunas, buritizais e rios cristalinos. Um oásis no meio do sertão tocantinense.

Tudo isso com segurança e conforto em carros fora-de-estrada (4x4), guias especializados e uma rede de fornecedores locais para tornar sua aventura inesquecível.

dia 01, domingo - BRASÍLIA / CHAPADA DOS VEADEIROS: Recepção no Aeroporto de Brasília pela manhã e transfer de 230km para a Chapada dos Veadeiros. Acomodação na pousada escolhida em Alto Paraíso. (Trecho percorrido de carro aprox. 230km)

dia 02, segunda-feira - VALE DA LUA / ALMÉCEGAS: Visita ao Vale da Lua, um cenário único sendo o atrativo mais famoso da Chapada. O rio São Miguel esculpiu rochas durante 600 milhões de anos que lembram a superfície da Lua, formando piscinas e inúmeras duchas e cachoeiras (caminhada de 1,5km – leve). Depois, visita às Almécegas. A Almécegas I cai numa cascata de 40m de altura, num cenário de rara beleza. A caminhada é curta, mas com alguns desníveis (total aprox.: 1,5km, nível da caminhada: médio). Depois, visita a Almécegas II. Cachoeira formada por várias cascatas que formam um grande poço. Ótimo local para tomar sol e nadar. (total aprox.: 400m, nível da caminhada: levíssimo). Na fazenda, existe opcional da tirolesa contemplativa Vôo do Gavião. Com 850m de comprimento e deslocamento suave é possível apreciar a surpreendente vista da Chapada. É necessário agendamento prévio. Almoço tardio. (Trecho percorrido de carro aprox. 50km)

dia 03, terça-feira - CAVALCANTE / KALUNGAS / SANTA BÁRBARA: Em Cavalcante, a expedição segue para o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (maior comunidade quilombola do Brasil). Nos Kalungas, visita à Cachoeira Santa Bárbara: conhecida como a água mais bonita da Chapada, forma um poço de água verde esmeralda e cachoeira de 30m. Excelente para banho e mergulho livre (caminhada de 3 km - médio leve). Retorno e almoço tardio. Acomodação na Pousada Vale das Araras (Trecho percorrido de carro aprox. 60km).

dia 04, quarta-feira - PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA: Pela manhã viagem para o Parque Estadual de Terra Ronca, um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul. Serão 200km por estradas vicinais. No povoado de São João, acomodação na Pousada São Mateus. À tarde, visita à Caverna de Terra Ronca: com entrada de aprox. 90 metros de altura por 100m de comprimento é a mais visitada do parque. Caminhada de 2km no interior da caverna, onde é possível encontrar diversas formações de surpreendentes espeleotemas. Almoço tardio e pernoite. (Trecho percorrido de carro aprox. 220km)

dia 05, quinta-feira - ANGÉLICA / AZUIS / JALAPÃO: Ao amanhecer a viagem segue rumo ao Jalapão. Antes de deixar o Parque Terra Ronca, visita à Caverna de Angélica (caminhada de 1,5 km - leve). A viagem segue até Aurora-TO para visitar o Rio Azuis, o menor rio do mundo segundo o Guinnes Book, com apenas 150m de extensão. Banho refrescante no poço de águas azul celeste. Passando por belos visuais da Serra Geral a expedição chegará à Mateiros no Jalapão à noite. Acomodação na pousada Panela de Ferro. Jantar e pernoite. É o dia onde se percorre o maior trecho da expedição. (Trecho percorrido no total de aprox. 500km)

dia 06, sexta-feira - FORMIGA / FERVEDOURO / MUMBUCA: Pela manhã, o Jalapão começa a ser desvendado. Visita à Cachoeira da Formiga: águas azuis e um belo poço para banho. Depois, o incrível Fervedouro, um dos locais mais famosos do Jalapão. É uma grande nascente que forma um poço de água cristalina. Ao brotar a água cria o fenômeno da ressurgência que torna impossível afundar. A diversão é flutuar e sentir a sensação real de leveza. Depois, visita ao povoado do Mumbuca: o berço do capim dourado. Diversas biojóias e artesanatos exóticos feitas pelas mãos habilidosas das mulheres do povoado. Retorno, almoço tardio e pernoite. (Trecho percorrido no total de aprox. 80km)

dia 07, sábado - VELHA / PALMAS: Cedinho, visita a um dos prinicpais cartões postais do Jalapão: as Dunas. Um verdadeiro oásis. A expedição segue para a Cachoeira da Velha: formada pelas águas cristalinas pelo Rio Novo, despenca por duas quedas em formato de ferradura, cada uma com mais de 20m de largura. Depois de banhos refrescantes, o destino é Palmas. Jantar e pernoite em um dos hotéis da capital do Tocantins. (Trecho percorrido no total de aprox. 380km)

dia 08, domingo - PALMAS / EMBARQUE: Após uma bela noite de descanso e um ótimo café da manhã, transfer para o Aeroporto de Palmas.

Entre em contato para saber mais informações e valores...

Veja também:



Veja nossas dicas mês a mês para o Jalapada.



Salto do Itiquira
Salto do Itiquira - Expedição Jalapada

Vale da lua
Vale da Lua, único na Terra
Chapada dos Veadeiros


Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros
Santa Bárbara, Kalungas
Chapada dos Veadeiros


Caverna de Terra Ronca - Jalapada
Caverna de Terra Ronca , Expedição Jalapada

Paisagem do Jalapão
Paisagem do Jalapão , Expedição Jalapada

Capim Dourado, Mumbuca - Jalapão
Artesanato de Capim Dourado, Mumbuca
Jalapão

Serra do Espírito Santo, Jalapão
Serra do Espírito Santo, Expedição Jalapada
Jalapão

O Jalapada pode ser programado conforme o seu tempo. É possível selecionar os destinos que você quer visitar.
As caminhadas do Jalapada são leves e na medida para um roteiro longo.

A sugestão é tirar no mínimo 9 dias para fazer tudo sem pressa, devagar.

Você escolhe como quer viajar.

Entre em contato para saber mais informações e valores...


Aventure-se com Segurança




 
Participamos do
Aventura Segura


Brasil Sensacional









SUÇUARANA | Comercial: (61) 9818-2155 |
roteiros@chapadaveadeiros.com.br